top of page

Turbine sua inteligência

Aprenda a ler 23

[P-010] Aprenda o significado das palavras: conhecimento e opinião.



De acordo com Platão, conhecimento é crença verdadeira justificável. Opinião, no sentido próprio do termo, é uma crença, que pode até ser verdadeira, mas não temos como justificar.

Mas o conhecimento que possuímos pode ter vários graus de certeza. Do maior para o menor grau de certeza: (1) podemos ter certeza de algo, (2) podemos saber que algo é provável, (3) podemos saber que algo é verossímil e (4) podemos saber apenas que algo é possível.


Há um tipo de conhecimento chamado imaginação. Imaginar é pensar no que é possível ou impossível numa situação. Em outras palavras, imaginação é o conhecimento que temos sobre possibilidades. Esse é o conhecimento que nos dá o menor grau de certeza, não sabemos o que aconteceu ou acontecerá, mas sabemos ao menos o que é possível e o que impossível acontecer


Se encontramos um cão na rua, sabemos que ele pode latir, pode abanar o rabo, pode nos atacar, mas não pode cantar ópera, nem sair voando. (Para compreender melhor o que é imaginação e como esse conhecimento se justifica, clique aqui).


Em segundo lugar, temos conhecimentos verossímeis. Verossímil é aquilo que “parece verdade” para nós, em geral porque ouvimos dizerem que aquilo é verdade.

Então, além de saber o que é possível ou impossível acontecer, temos informação.


Se ao vermos o cão na rua, uma senhora na janela nos avisa: "Olha, acho que aquele cão é bravo, já andou mordendo gente aí...". Uma das possibilidades passa a ser mais verossímil para nós.


Em terceiro lugar, temos conhecimentos prováveis. Prováveis são aqueles conhecimentos para os quais podemos calcular uma probabilidade. Probabilidade é a razão entre o número de casos favoráveis à ocorrência de um acontecimento e o número total de casos possíveis.


Por exemplo, num dado não viciado, sabemos que a probabilidade do resultado ser dois é de um sexto. Portanto, se nos perguntarem se o resultado será o número dois quando lançarem o dado, diremos que não temos certeza, mas que certamente é cinco vezes mais provável não sair dois do que sair.


Por exemplo, digamos o cão corresse em nossa direção, e o dono do cão gritasse: "Cuidado! Meu cachorro morde todo mundo...". Então, de uma mera verossimilhança, a possibilidade de sermos atacados passaria a ser altamente provável (Para compreender melhor o que é verossímil e provável, e como esses conhecimentos se justificam, clique aqui).


Por fim, temos os conhecimentos evidentes, nos quais temos certeza. Conhecimentos evidentes (evidências) são conhecimentos que apreendemos diretamente, porque nós mesmos vimos.


Por exemplo, digamos que o cão da rua correu em nossa direção, mas não nos mordeu, apenas nos cheirou, abanou o rabo e foi embora. Então, são conhecimentos evidentes os fatos de estarmos naquele lugar, de haver um cão ali, de ele ter partido em nossa direção e de ele não nos ter mordido. Tudo isso sabemos com certeza absoluta agora (Para compreender melhor o que é evidência, e como esse conhecimento se justifica, clique aqui).


Por fim, vale observar que conhecimento só é realmente conhecimento quando está incorporado numa mente humana. Há quem diga que livros estão cheios de conhecimento, mas isso é uma figura de linguagem. Os livros carregam, por assim dizer, um potencial de conhecimento. Porém, o conhecimento de fato só se realiza quando alguém lê o livro e o compreende. Livros são apenas registros.


CONTRIBUA: Adquira o e-book

Posts recentes

Ver tudo
Aprenda a ler 35

Saiba a diferença entre as palavras dado, fato, informação e conhecimento.

 
 
 
Aprenda a ler 33

Aprenda a diferença entre psique, alma, espírito e pessoa.

 
 
 

Comentários


bottom of page