Como aprender a se expressar bem
Muitas vezes, nas mais diversas situações da vida, ficamos calados ou damos péssimas respostas, por não sabermos nos expressar. Pode ser quando somos ofendidos ou acusados injustamente, quando tentamos conversar com alguém que gostaríamos de namorar, quando queremos fazer uma nova amizade, quando somos entrevistados para uma vaga de emprego ou numa infinidade de outras situações.
Nessas horas, algumas pessoas dizem coisas excelentes, outras, não. A diferença entre um caso e outro é que algumas têm bom repertório imaginativo, outras, não. Isto é, algumas pessoas, devido às características de seu círculo de amigos, aos livros que leram ou aos filmes que assistiram, têm na memória uma grande quantidade de boas respostas dadas por outras pessoas nas mais diversas situações, e conseguem adaptá-las para uso próprio nas situações semelhantes ou análogas que ocorrem em suas vidas. Isso é a base do falar bem.
Para ajudá-lo a desenvolver seu repertório e a se expressar bem é que publicamos, neste blog, os posts da categoria [Cenas]. Neles, você encontrará a descrição de uma variedade de situações humanas e respostas notáveis dadas pelos interlocutores.
Leia esses posts e se esforce para guardá-los na memória. Isso criará um tesouro expressivo na sua mente, donde você tirará respostas adequadas naquelas ocasiões que poderão fazer imensa diferença no seu destino e que tornarão memoráveis diversos episódios de sua vida. E, com o tempo e com a alimentação de sua imaginação, você vai começar a criar respostas totalmente originais.
Para filtrar apenas os posts da categoria [Cenas], procure a palavra Cenas na página do blog (acima da lista de posts publicados) e clique nela, para que apareçam apenas os posts dessa categoria.
