top of page

Turbine sua inteligência

Aprenda a ler 21

[P-008] Aprenda o sentido das palavras evidente, autoevidente, objetivo, subjetivo.



Quando, numa discussão, uma pessoa diz: "Mas isso é evidente!", raramente o que ela está dizendo é realmente evidente. Neste post, você vai aprender a usar essa palavra da forma certa.


Evidências são conhecimentos que apreendemos diretamente, porque nós mesmos vimos. Se uma imagem vale por mil palavras, uma experiência direta vale por mil imagens. Por exemplo, é evidente o fato de que você está lendo este post neste momento; é evidente que você é um ser humano; para alguém que testemunhe um assassinato é evidente quem é o assassino.


Esses são os conhecimentos sobre o quais podemos ter certeza quase absoluta (senão pela possibilidade de estarmos drogados, delirando ou algo assim, no momento). Você pode ter certeza absoluta de que está lendo este post, de que é um ser humano e, a testemunha pode ter certeza absoluta de quem é o assassino.


Quando alguém com ar altivo pontificar "Não existem certezas absolutas!", pergunte a ela se ela tem certeza absoluta de ter dito isso ou não. Pergunte também se o "Não existem certezas absolutas" é uma verdade absoluta ou se ela não tem certeza também de que não existem certezas absolutas.


Outra confusão que muitos costumam fazer é a de que o testemunho direto da própria pessoa seja uma verdade subjetiva. Não, esses são conhecimentos plenamente objetivos, ainda que sejamos a única testemunha. Subjetivos são fatos que dependem do que pensamos, sentimos, gostamos ou desejamos. Objetivos são fatos que não dependem do que pensamos, sentimos, gostamos ou queremos.


Por exemplo, quando vemos um cão à nossa frente, a presença do cão é uma verdade evidente. Ter medo, não gostar ou fingir que o cachorro não está presente não fará o animal desaparecer. O conhecimento que temos da presença do cão é plenamente objetivo.


Outra confusão possível é o uso da palavra evidência em filmes. É possível ver em filmes americanos um juiz dizer que uma impressão digital numa arma é uma "evidência" de que fulano assassinou beltrano, mas em português não se usa a palavra evidência nesse sentido. Fulano ter assassinado Beltrano só é evidente para quem viu o crime sendo praticado. A impressão digital é propriamente um elemento de prova, não uma evidência. Nos processos judiciais nos Estados Unidos, dão o nome de evidência ao que no Brasil se chama de elemento de prova.


Mas existe outro tipo de conhecimento no qual podemos ter certeza absoluta, são as verdade autoevidentes. Autoevidentes são afirmações cuja veracidade reconhecemos imediatamente, porque seria impossível pensar o contrário do que elas declaram. “Um triângulo não tem diagonais”, “o filho não pode ser mais velho do que seu pai” ou “o maior não cabe no menor”, são exemplos de declarações autoevidentes. Podemos ter certeza absoluta em verdades autoevidentes.


CONTRIBUA: Adquira o e-book

Posts recentes

Ver tudo
Aprenda a ler 35

Saiba a diferença entre as palavras dado, fato, informação e conhecimento.

 
 
 
Aprenda a ler 33

Aprenda a diferença entre psique, alma, espírito e pessoa.

 
 
 

Comentários


bottom of page