top of page

Turbine sua inteligência

Aprenda a ler 35

[P-020] Saiba a diferença entre as palavras dado, fato, informação e conhecimento.


Friedrich Nietzsche, em sua obra "Humano, Demasiado Humano", diz a seguinte frase: "Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas". Na obra de Nietzsche, encontramos belas verdades ao lado de belas bobagens. Fatos evidentemente são perpétuos, como veremos.


Fato é o que ocorre e o que é. A palavra fato vem do latim factum, que é a mesma origem de fado, que significa destino. Isto é, fato é a coisa feita consumada, é destino que se revelou, aquilo contra o que ninguém mais pode lutar. E, como o que acontece não “desacontece”, fatos são imutáveis e perpétuos.


Por exemplo, no dia 1º de maio, há uma árvore na frente de sua casa? Então, "haver uma árvore na frente de sua casa no dia 1º de maio" é um fato. No dia 2 de maio, alguém corta a árvore. Então, no dia 2 de maio, o fato é que não há uma árvore na frente de sua casa.


O fato mudou? Não. O fato de ter havido uma árvore na frente de sua casa no dia 1º de maio continua sendo verdade para sempre, não importa o que aconteça no dia seguinte. É perpétuo e imutável.


E se algum desavisado, não sabendo que a árvore havia sido cortada, registrasse como um fato, na ficha controle da prefeitura, que no dia 2 de maio havia uma árvore na frente da sua casa? Quando descobriram o erro, o fato mudou? Não, mudaram os registros. O fato sempre foi que, no dia 2 de maio, não havia árvore. Erros não mudam os fatos.


Há fatos desconhecidos, inclusive. A Terra gira em torno do Sol, isso é um fato. Houve épocas nas quais as pessoas não sabiam disso, mesmo assim a Terra girava em torno Sol. Quando as pessoas descobriram, o fato continuou a ser o mesmo, só que agora passou a ser conhecido. Fatos não mudam.


Conhecimento, como dizia Platão, é uma crença verdadeira justificável. Justificável como? Com fatos (ou com conclusões lógicas baseadas em fatos). Isto é, deve-se mostrar o fundamento de fatos que fazem a crença ser verdadeira. Uma crença pode até ser verdadeira, mas se a pessoa não sabe por que ela é verdadeira, isso não é conhecimento, é apenas opinião. (Para saber melhor a diferença entre conhecimento e opinião, clique aqui).


Informação é propriamente o conhecimento que recebemos de segunda mão, o conhecimento que recebemos de outros. Por isso, a confiabilidade desse conhecimento depende da confiabilidade da fonte de informação. Nas sociedades modernas, grande parte do que sabemos nos vem como informação.


De outro lado, dado é propriamente o conhecimento não-elaborado (dados são percebidos, não são construídos em nossa mente). Quando vemos que um objeto é vermelho, sua cor é um dado. Quando outro vê a mesma coisa e nos informa, isso é um dado e uma informação. Quando concluímos que o objeto está quente, porque é uma barra de ferro e a cor nos indica que está incandescente, isso não é mais um dado, é um conhecimento ou uma opinião, dependendo de como chegamos a essa conclusão.


Porém, o uso corrente mudou o sentido do termo “dados” para significar informações, não raro elaboradas (como estatísticas, informações contábeis etc.), a partir das quais se pensará. Portanto, é preciso estar atento para o sentido no qual a palavra está sendo usada pelo interlocutor.


CONTRIBUA: Adquira o e-book

Posts recentes

Ver tudo
Aprenda a ler 33

Aprenda a diferença entre psique, alma, espírito e pessoa.

 
 
 

Comentários


bottom of page