O movimento
Um movimento é definido por sua missão. O Cultura e Bom Senso (CBS) é um movimento. A sua missão é mudar radicalmente a vida de seu público direto e, dessa forma, mudar o país, aumentando o grau de desenvolvimento humano do Brasil.
Parece ousado demais, sabemos. Mas isso não só é viável, mas é mais simples do que parece, e pode ser feito no curto prazo (Saiba mais...). E você pode participar ativamente, para encontrará um sentido maior para a sua vida (Saiba mais).
Em termos físicos, o homem é o animal mais fraco da Criação. O que o diferencia, e lhe dá a capacidade de lidar vantajosamente com seu ambiente natural e social, é a inteligência. Sem desenvolver sua inteligência, seus problemas dificilmente terão solução; sua vida parecerá um atoleiro, com os mesmos problemas voltando e voltando, sob formas diferentes.
A inteligência só se desenvolve com o desenvolvimento da capacidade de expressão (Saiba mais...). A capacidade de expressão se desenvolve pela leitura de bons livros. A esmagadora maioria dos brasileiros não lê bem, por isso não desenvolve a própria inteligência. Ler de verdade não é fácil (Saiba mais...).
O Brasil vive uma crise educacional e cultural sem precedentes. Após mais de 11 anos em escolas, e até mesmo após a faculdade, nossos jovens não compreendem o que leem (Saiba mais...). Nos testes internacionais que avaliam o nível educacional dos países, o Brasil aparece sempre nos últimos lugares (Saiba mais...).
Teste sua leitura
Dessa forma, se você é brasileiro, a maior chance é a de que não compreenda perfeitamente o que lê, por que não se ensina isso nas escolas daqui. Se ainda está em dúvida, pare a leitura deste texto, acesse alguns posts da categoria “Frases” e veja se você teria lido as frases apresentadas como deveria, depois volte aqui e continue a leitura.
Se a resposta for não, saiba que a incapacidade de ler com compreensão o deixará para trás na corrida pela vida. Mas não fique triste, porque aqui você tem os meios de resolver esse problema, de uma vez por todas, e gratuitamente.
Causa do sofrimento brasileiro
A incapacidade de ler com compreensão é o maior mal que há no Brasil, pior que a criminalidade avassaladora, que a corrupção no governo, que a pobreza de grande parte da população, porque é o mal que causa os demais (Saiba mais...).
É uma verdade reconhecida universalmente que, para ser capaz de resolver problemas, é preciso primeiro adquirir conhecimento, tornar-se inteligente. Só o Brasil não reconhece essa verdade e continua, geração após geração, tentando o impossível: primeiro resolver todos os problemas econômicos, políticos e sociais, para só depois ficar inteligente. Isso nunca aconteceu em país algum.
Resolver problemas de um país é mais complexo do que resolver problemas individuais, porque envolve o acordo entre muitos e conhecimentos mais amplos. Sem a capacidade de resolver nem os próprios problemas, muito menos as pessoas terão a capacidade de resolver os problemas do país. Isso pode parecer irrelevante para alguns, mas os problemas do país interferem na qualidade de vida de cada um, dificultando ainda mais a solução dos problemas individuais.
Um país subdesenvolvido é aquele formado por pessoas subdesenvolvidas. Sim, pessoas podem ser desenvolvidas ou subdesenvolvidas (Saiba mais...). O que desenvolve pessoas é a educação, o que não é o mesmo que escolarização. Da confusão entre esses termos surge uma das catástrofes brasileiras: assim que tomam consciência dessa crise educacional, a grande maioria das pessoas passa a exigir que o estado invista mais em “educação”, para que o problema seja resolvido (Coloquem mais dinheiro nas escolas! Contratem mais professores!), e recaem assim no erro de sempre: invertem os fatores.
De que adiantam mais investimentos em “educação”? Professores que não compreendem o que leem vão ensinar alunos a ler com compreensão? Políticos despreparados serão os responsáveis pelo plano para educar o povo? Em que planeta isso pode funcionar?
Em todo país onde ocorreu um florescimento cultural, isso foi iniciativa de pessoas abnegadas que primeiro educaram a si mesmas (apesar das dificuldades impostas pelo estado e pela sociedade incultos), depois ajudaram outras pessoas a se educarem, que ajudaram outras e assim por diante, num movimento em círculos concêntricos, como as ondas provocadas num lago tranquilo onde cai uma gota d’água. Não há outro meio.
Lendo as postagens deste site, você vai aprender a ler com compreensão e vai aprender a se expressar muito melhor. Para descobrir como conseguir isso, após terminar a leitura deste texto, clique nos botões “Saiba ler”, "Saiba se expressar" e "Saiba aprender", que estão na parte mais alta da página.

Aproveite as oportunidades que a vida lhe oferece.
O autor
Luís Alberto Caldas é engenheiro de produção pela UFRJ, tem mestrado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, foi professor no Departamento de Engenharia da UERJ, atualmente é servidor público federal.
