Nossa missão

 

 

 

 

Dentro da maioria de nós, há duas vozes que competem entre si. Uma, na altura de um maldito megafone, diz que nunca haveremos de ser algo que preste. Outra, tímida e sussurrante, nos diz que talvez tenhamos uma missão a cumprir neste mundo e, quem sabe, poderemos descobri-la e, talvez, até chegar a realizá-la. 


O desenvolvimento cultural é o amplificador poderoso dessa pobre voz acanhada, que vai fazendo-a se tornar uma cantora de ópera poderosa, cuja canção não apenas nos alimenta e inspira, mas também nos aponta o caminho. 


Então, as pessoas que tiverem o saco de estudar o que é ensinado aqui vão descobrir que a educação verdadeira não é uma maneira de passar em concurso, de arrumar emprego, de ganhar mais dinheiro (embora ajude em tudo isso). Vão descobrir que obter cultura não é um meio para outra coisa qualquer, é um fim em si mesmo. Da mesma forma que ninguém pensaria em ter saúde para ganhar mais dinheiro, porque saúde é um bem em si mesmo, a cultura vale por si, ela é a saúde do pensamento.


A cultura, a verdadeira cultura, se incorpora em nossa personalidade, torna-nos maiores e melhores, amplia nosso horizonte de consciência. A verdadeira cultura nos torna mais fortes, é um tipo de poder. Como disse Sêneca em algum lugar, um dia na vida de um homem verdadeiramente culto é mais rico do que muitos anos na vida de um ignorante; porque o primeiro perceberá muito mais coisas, terá prazeres mais variados e sofrimentos menos intensos que o segundo. 


Infelizmente, no Brasil, raríssimos lugares dão essa oportunidade aos alunos. Por isso, este site é a chance para uma vida mais plena, de uma vida para se ter orgulho de verdade. Ele é a porra de um mapa da ilha onde você vai encontrar um tesouro: alguns talentos que você já tem, mas que precisa desenvolver. Ele vai dar o mapa e dizer onde estão os perigos e obstáculos da viagem. 
Mas, nessa ilha, você não vai encontrar só esse tesouro, vai encontrar mapas para outras ilhas, onde há mais tesouros e mais mapas. Porque a cultura é assim: cada obra entrega um punhado de ouro e prepara a conquista de outras riquezas. 


Eis a missão do Cultura e Bom Senso.

Inscreva-se, para receber atualizações do Cultura e Bom Senso.
Caldas2.jpg
Aproveite as oportunidades que a vida lhe oferece.

O autor

Luís Alberto Caldas é engenheiro de produção pela UFRJ, tem mestrado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, foi professor no Departamento de Engenharia da UERJ, atualmente é servidor público federal.