top of page

Turbine sua inteligência

Aprenda a ler 33

[P-019] Aprenda a diferença entre psique, alma, espírito e pessoa.


Embora, etimologicamente, as palavras alma e psique signifiquem a mesma coisa (uma, em latim, e outra, em grego), hoje elas significam coisas diferentes. Psique é um termo usado na psicologia, onde significa apenas a atividade interior do sujeito para consigo mesmo. É o mundo da sua própria criação, tudo aquilo que surge no seu pensamento, na sua memória, nos seus sentimentos e emoções, e que está limitado a um sujeito em particular.


A palavra alma, por outro lado, é sempre usada com conotação religiosa, subentendendo que esse conjunto de fenômenos psíquicos têm uma consistência e que assinalam uma individualidade subsistente, permanente, que dura para além da extensão da vida corporal. Se alma existe ou não é assunto de outro post (Saiba mais...)


A palavra pessoa significa o que essa individualidade representa para os outros, perante os outros, perante si mesma e perante o próprio Deus. No Direito, por exemplo, a palavra pessoa (física ou jurídica) representa um portador de direitos e deveres. Da mesma forma, é a pessoa que julgamos, quando dizemos que alguém é generoso ou mesquinho, bom ou mau, e não a alma. Porque na alma de cada um existem todas as possibilidades (ser bom ou mau, generoso ou mesquinho), mas alguém personifica algumas dessas possibilidades perante as outras pessoas ou perante Deus.


Espírito é aquele elemento que a pessoa conhece através da psique, mas que a transcende cognitivamente. Quando alguém está pensando que dois mais dois são quatro ou que um quadrado cortado pela diagonal tem de resultar em dois triângulos isósceles, é o espírito que está agindo. Ou, quando alguém desenvolve ódio por uma pessoa que na verdade lhe fez mais bem do que mal, é o espírito que reconhece a desproporção e reajusta os sentimentos da psique a essa verdade.


O espírito transcende a psique, porque não é ela que faz dois mais dois darem quatro ou o quadrado cortado pela diagonal dar dois triângulos isósceles, esses são fatos que independem do que pensamos. Assim, o espírito faz o pensamento passar a ter um valor cognitivo que ultrapassa psique e alma, que as liga à realidade.



CONTRIBUA: Adquira o e-book

Posts recentes

Ver tudo
Aprenda a ler 35

Saiba a diferença entre as palavras dado, fato, informação e conhecimento.

 
 
 

Comentários


bottom of page