Aprenda a ler 6
- Luís Alberto C. Caldas

- 30 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago.
[P-006] Aprenda a diferença entre medo, temor, terror, pânico e pavor.
Para entender o que lê, o leitor deve saber a diferença de sentido entre essas palavras.
Medo e temor se diferenciam por ser o medo uma emoção, enquanto o temor é um sentimento (para compreender a diferença entre emoção e sentimento clique aqui).
O medo é o estado emocional resultante da consciência de um perigo real ou imaginário. Quando estamos frente a frente com uma cobra ou com um leão, naturalmente sentimos medo. A reação afeta-nos por inteiro: não damos atenção a mais nada, nosso coração dispara, trememos etc.
Por outro lado, quando uma pessoa, na segurança de sua poltrona, pensa numa cobra ou num leão, no quão perigosos são esses animais e em como convém não passar dos limites quando se lida com eles, a pessoa está alimentando um sentimento chamado temor (não a emoção do medo).
O temor é um produto do pensamento e até certo ponto da vontade; enquanto o medo é uma reação irresistível e espontânea que nos assalta sem querermos, e que conservamos contra nossa vontade. É por isso que se diz que temos o temor a Deus, não medo de Deus; e se diz que temos medo quando estamos perto de cão raivoso, não temor.
A palavra terror é aplicada propriamente quando subentende-se que a pessoa que tem medo avalia que os perigos ou males são tão grandes ou inevitáveis que é inútil tentar lutar contra eles. Por exemplo, os moradores de uma favela brasileira não têm meios de reagir ao crime organizado que domina a localidade, por isso vivem sob terror.
Pavor é um grande medo ou um grande terror que faz a pessoa desvairar, perder o controle de suas reações. Se, numa floresta, nos deparamos com uma fera, podemos ficar apavorados; mas um caçador, na mesma situação, embora sinta medo, consegue manter as reações sob controle e pensar rapidamente na melhor maneira de agir, por estar habituado a esse tipo de circunstância.
Pânico é propriamente um adjetivo que qualifica o substantivo terror. Quando se diz que uma pessoa está em pânico, na realidade, subentende-se que a pessoa está em "terror pânico". A palavra é usada propriamente para exprimir um grande terror infundado. É a emoção extrema que paralisa animais frente a trovões e relâmpagos.

Comentários