top of page

Por que ler este livro?

TED Talks: O Guia Oficial do TED para Falar em Público - Chris Anderson


Embora trate de como fazer boas palestras, este é um dos melhores livros que conheço sobre técnicas de escrita. Em geral, considero manuais de redação muito insatisfatórios, porque apontam objetivos como clareza, concisão, coerência e coisas assim, tratando o texto como se fosse algo que existe por si mesmo, como se não fosse um meio para comunicar algo a pessoas que existem realmente.


Porém, no mundo real, quem escreve tem objetivos diferentes desses. Normalmente, deseja escrever algo que capture a atenção do leitor. Sem isso, o texto sequer chegará a ser lido. Deseja escrever algo que retenha a atenção do leitor, ao longo dos parágrafos. Sem isso, o leitor começará a ler, mas encerrará a leitura antes do fim. Deseja que o leitor se lembre do que leu e queira carregar consigo as ideias principais do texto. Sem isso, todo o esforço terá gerado muito pouco impacto real.


Essas são as categorias de objetivos de que trata Chris Anderson, nesta obra. Clareza, concisão, coerência não são fins em si mesmos, são meios para alcançar objetivos mais elevados.






Mas para compreender qualquer livro, você vai precisar de mais uma coisa. Clique aqui e descubra gratuitamente.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page