Seeing Like a State - James C. Scott
- Luís Alberto C. Caldas
- 14 de set.
- 1 min de leitura
[L-058] Sobre o fracasso do estado como promotor de "sociedades melhores".
Uma coisa difícil de colocar nas cabeças de políticos e de burocratas é que, embora o planejamento seja uma ferramenta de enorme utilidade, ele tem limites. Quanto mais amplo se torna o objeto submetido a planejamento, mais improvável alcançar o sucesso. Planejar uma empresa já é uma tarefa desafiadora, planejar uma sociedade inteira é totalmente impossível. Aqueles que tentam conseguem estragar as soluções que existiam antes, mas nunca colocar algo melhor no lugar.
Uma obra de grande importância para compreender isso é Seeing Like a State: How Certain Schemes to Improve the Human Condition Have Failed, livro do sociólogo americano James C. Scott, publicado pela Yale University Press, em 1998.
O livro estuda alguns fracassos monumentais de planos estatais que visavam a construir uma sociedade melhor, ou de criar algo benéfico para os seres humanos. Entre esses casos, evidentemente, estão a coletivização da agricultura na Rússia, o grande salto para frente do Mao Tse-Tung, e a construção de Brasília.
James C. Scott investiga também o que faz governantes terem a ilusão de que é possível planejar a sociedade.
Contribua, adquirindo o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais (clique aqui).
