top of page

Por que ler este livro?

Science as Salvation: A Modern Myth and its Meaning - Mary Midgley


Mary Midgley mostra que, sem que a maioria se dê conta, a ciência vem sendo vendida para a imaginário popular como fonte da Salvação espiritual, em substituição ao Cristianismo.


Cientistas conceituados como Frank J. Tipler e John D. Barrow, com muitos prêmios e honras acadêmicas, dedicam-se a escrever livros nos quais seria a ciência o caminho para que o ser humano, tomado como mero agregado material, finalmente se espiritualizasse.


(Por exemplo: Tipler, Frank J; John D. Barrow. The Anthropic Cosmological Principle. Oxford University Press, 1986. Tipler, Frank J. The Physics of Immortality: Modern Cosmology, God and the Resurrection of the Dead. Doubleday. New York, 1994)


Eles dizem que "toda a evolução do universo está se encaminhando a um ponto ômega... No instante em que o ponto ômega for atingido, a vida terá conquistado o controle sobre toda a matéria e todas as forças, não apenas num universo singular, mas em todos os universos cuja existência seja logicamente possível. A vida terá se expandido em todas as regiões espaciais de todos os universos que podem logicamente existir". Obviamente, ao falar "vida", ele se refere ao ser humano.


Outro físico famoso, Paul Davies, afirma num de seus livros: "Nós somos convocados a ver como a vida inteligente pode ser apta a guiar o desenvolvimento físico do universo para os nossos próprios propósitos e possamos conseguir obter sucesso em moldar o universo. Podemos mesmo ser capazes de manipular as dimensões do espaço mesmo, criando bizarros universos artificiais com propriedades inimagináveis. Então seremos realmente os senhores do universo."


Mas, como Mary Midgley comenta, "esta perspectiva tem naturalmente o seu preço. Para isso as pessoas precisam transferir a sua consciência desde corpos orgânicos para máquinas. Então, para matérias cada vez mais sutilizadas, como poeira estelar, ou talvez luz".


Como diz o físico Freeman Dyson, "Nessa época, os corpos já terão sido deixados para trás a muito tempo... É concebível que, em outros dez elevado à décima potência anos, a vida pode se desenvolver para longe da carne e do sangue e tornar-se incorporada a um bloco de nuvens estelares."


É a versão cômica e megalomaníaca da Salvação cristã realizada pela ciência, e na qual Deus nada faz. Vida eterna como poeira cósmica. Não para todos, mas para alguma geração futura, a dez elevado a dez anos. Todas as gerações anteriores que se deem mal, para aprenderem a não ter pressa de nascer.


Mas essas ideias acabam entrando no imaginário popular com muita força, através de sua conversão em livros de ficção, matérias da mídia e filmes populares. E de tanto ver filmes e matérias de revista sobre isso, elas passam a ser consideradas verossímeis e, talvez, até prováveis.


Mas para compreender qualquer livro, você vai precisar de mais uma coisa. Clique aqui e descubra gratuitamente.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page