Plato: an Introduction - Paul Friedländer
- Luís Alberto C. Caldas

- 13 de set.
- 2 min de leitura
[L-030]
"Uma leitura que eu vou indicar (...) é o livro do Paul Friedländer sobre Platão, Plato: an Introduction (New York: Harper and Row, 1958). É um grande livro, que marcou três ou quatro gerações de estudiosos de Platão.
Qual é o segredo do Friedländer? Ele reporta as ideias à experiência, ele busca as circunstâncias específicas, concretas e humanas em que certas questões ocorreram a Sócrates e Platão, e mostra como eles interpretaram e trabalharam a sua experiência, para dela tirar os conceitos filosóficos que iriam discutir depois.
Descobrir a substância experiencial (não “experimental”) dos conceitos filosóficos é praticamente tudo. Isso é o próprio método filosófico. E é um esforço imenso, não só de ordem intelectual como também de ordem moral e psicológica.
Muitas vezes será preciso buscar as raízes dos conceitos filosóficos em experiências internas que você teve vinte ou trinta anos antes: é todo um trabalho anamnético, de autoconhecimento e autoanálise.
E o que estraga a filosofia são justamente as pessoas que não sabem fazer isso... Quem não sabe fazer isso usa os conceitos filosóficos como fetiches, como se fossem coisas em si mesmas, entrando num verbalismo desenfreado, onde nunca sabem do que estão falando e jamais admitem ser cobradas neste sentido. São pessoas que têm medo. Como não têm substância humana nem experiência da vida, mas apenas aquilo que leram nos livros, elas nunca sabem do que os filósofos estão falando. Elas sabem o que o filósofo falou, mas não a que isso corresponde na realidade, e portanto o que elas dizem não tem substância de realidade, mas apenas substância verbal escolar".
(Olavo de Carvalho. Curso Online de Filosofia, aula 1)
Contribua, adquirindo o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais (clique aqui).

Comentários