top of page

Turbine sua inteligência

Aprenda a ler 15

Atualizado: 14 de set.

[L-049] Aprenda a ler literatura: Ilíada - Homero


Há um momento, na Ilíada, no qual Aquiles pondera se deve participar da guerra contra Troia. Sua mãe, que tem a capacidade de ver o futuro, apresenta dois caminhos.


Se não se meter no combate, terá uma linda esposa e muitos filhos, será muito amado e muito feliz, morrerá idoso, será lembrado pelos filhos e netos, depois será esquecido.


Se for à guerra, seus feitos guerreiros serão lembrados para sempre, seu nome jamais será esquecido, mas morrerá em Troia, ainda jovem.


Há muitos anos, quando li Homero, a primeira opção parecia-me obviamente a melhor, mas Aquiles escolhe a segunda. Isso me deixou muito curioso. Como alguém, em sã consciência, poderia escolher a segunda opção? Fiquei dias ruminando essa pergunta, até que finalmente consegui me colocar no lugar de Aquiles, e compreender a decisão (não como uma loucura, mas como uma decisão razoável e boa).


Creio que, por esse exercício, algo de Aquiles se incorporou à minha personalidade. E meu horizonte de consciência se ampliou, porque sou capaz de compreender algo que me parecia incompreensível.


Essa é uma razão para ler a Ilíada. Diversos episódios oferecem oportunidades de incorporar aspectos de nobres almas guerreiras.


Observação

Certa vez, alguém objetou que a motivação de Aquiles era egoísta e vaidosa, porque desejava ser lembrado eternamente como o maior guerreiro de todos os tempos. Nossa! Ainda me espanta a típica mentalidade brasileira, para a qual toda aspiração à grandeza é uma ofensa.


Por que seria egoísta o desejo de Aquiles? Seus feitos seriam inspiração e exemplo para muitas gerações. Isso seria mais útil para os jovens que para Aquiles, especialmente numa época na qual as opções eram ser um grande guerreiro ou ver seu povo escravizado por outro.


Observação

Entre as traduções da Ilíada, sugiro aos principiantes tradução de Frederico Lourenço.


Contribua, adquirindo o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais (clique aqui).

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page