top of page

Turbine sua inteligência

Gramática Latina - Napoleão Mendes de Almeida

[L-035] A melhor gramática que há.



O estudante ganha muito se, antes da gramática da língua portuguesa, estudar a Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida. A seguir, alguns comentários de Olavo de Carvalho sobre essa obra:


"Não existe nenhum livro de ensino do português, nem mesmo do próprio Napoleão, que se compare com o que ele fez com a Gramática Latina. Se você quer compreender a estrutura das frases, é nesse livro que você vai ter de aprender. Não há nenhum outro livro no mundo onde você possa obter isso. Já li muito livros de ensino da língua latina, e nada se compara com esse.


O estudo do latim, nesse nosso caso, tem a sua vantagem pelo fato de que, no latim, você só entende as frase as decompondo nos seus elementos constitutivos. No latim não existe diferença entre leitura e análise sintática: as duas coisas são a mesma, inseparavelmente.


Notem que análise sintática não é o mesmo que análise lógica. Compreender a estrutura de uma frase não é compreender a estrutura da referência dela na realidade. Mas se você não tem ideia da estrutura da frase, também não poderá fazer a transposição dela para a realidade.


(...) a indicação desse livro é sobretudo para desenvolver em vocês o senso da construção material das frases. Dante definia a gramática como a construção material das frases. Existe uma série de relações muito sutis entre a construção material da frase e a estrutura lógica que está subentendida, e pegar essas sutilezas é extremamente importante para que você perceba quando está se deixando arrastar pela dinâmica da linguagem, e acreditando em certas frases só porque foi capaz de construí-las.


No Brasil de hoje, o ensino da linguagem é tão ruim que quando um sujeito consegue montar uma frase, ele tem um orgasmo, e começa a acreditar na frase só para dar valor a ela. Essa é uma das muitas armadilhas que nós vamos ter de aprender a evitar. Desenvolver o senso da estrutura das frases; encontrar, por baixo delas, a estrutura lógica subentendida; e encontrar, por trás da estrutura lógica, a percepção de realidade também subentendida: esse é um exercício que nada no mundo pode substituir.


Os mesmos elementos que você aprenderá na Gramática Latina podem ser aplicados a praticamente qualquer língua do mundo, porque os elementos que as compõem são os mesmos. Mesmo que depois de ler o Napoleão você não saiba uma palavra de latim, ainda assim você terá compreendido o que é a estrutura da frase, e começará a perceber as ambiguidades que existem na transposição da estrutura gramatical para a estrutura lógica, da estrutura lógica para a estrutura de percepção e da estrutura de percepção para a estrutura da realidade.


No começo vocês não vão perceber como funciona, mas garanto a vocês que vai funcionar. Eu asseguro que este é o melhor livro de latim que alguém já escreveu. Não há nada parecido com isso em língua nenhuma, e só pode fazer bem.".

(Olavo de Carvalho. Curso Online de Filosofia, aula 1)


Contribua, adquirindo o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais (clique aqui).

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page