top of page

Por que ler este livro?

Estratégia Empresarial - Igor Ansoff


O maior erro que se pode cometer no processo de planejamento estratégico de uma organização é começar a realizar reuniões de discussão da estratégia sem que os participantes consigam distinguir, com muita clareza, o que é estratégico do que não é.


Como a palavra "estratégico" é usada frequentemente de modo figurado, para designar aquilo que se considera "importante", muitos tendem a confundir decisões importantes com decisões estratégicas.


Sem clara compreensão do que é estratégico em uma organização, a tendência será a de as pessoas trazerem às reuniões de planejamento tudo aquilo que consideram importante; especialmente, questões administrativas e operacionais, que em geral são aquelas que mais geram problemas e dores no dia a dia.


Dessa maneira, em vez de reuniões de planejamento estratégico serão realizadas meras reuniões de catarse, cheias de reclamações e lamentações, e com praticamente nenhum resultado. Serão discutidos os assuntos mais diversos, o que tornará absolutamente confuso o debate.


Este livro de Igor Ansoff é o que mais claramente estabelece o critério de distinção entre o que é estratégico e o que não é. Por isso, é leitura obrigatória para qualquer pessoa que pretenda conduzir planejamentos estratégicos.


Mas para compreender qualquer livro, você vai precisar de mais uma coisa. Clique aqui e descubra gratuitamente.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page