Aprenda a ler 29
- Luís Alberto C. Caldas

- 23 de set.
- 3 min de leitura
[P-016] Aprenda a diferença entre persistência e perseverança.
Persistir é insistir até alcançar, apesar dos reveses e das forças agindo contra; perseverar é se esforçar constantemente para alcançar o que se quer, quando isso exige muito tempo ou trabalho, como mostra o dicionário Rocha Pombo da Academia Brasileira de Letras.
Há uma história interessante, duma palestra de Tai Lopez, no TED Talks, que pode ajudar a entender a diferença.
Ele conta que um de seus amigos, que tinha 19 anos, queria muito se tornar um investidor do mercado imobiliário. Ele morava numa cidade onde havia um uma grande empresa imobiliária, e achou que seria um bom começo falar com o dono dessa empresa, para pedir que lhe ensinasse a investir.
Por isso, foi ao escritório do investidor e disse à secretária do empresário: “Olá, eu gostaria de falar com seu chefe”; ao que a secretária respondeu: “Desculpe, mas ele é uma pessoa muito ocupada, não tem tempo para falar com você”. O rapaz nada pôde fazer, senão ir embora. Mas voltou no dia seguinte; e a secretária deu a mesma resposta da véspera.
Ele voltou 17 vezes. Até que, na 17ª vez, a secretária teve pena, e lhe deu uma dica. Ela disse: “Faça o seguinte. Fique no hall próximo ao elevador, e quando ele sair do escritório no fim do dia, pule dentro do elevador assim que ele entrar. Desse jeito ele não terá escolha, porque as portas vão se fechar, e você terá 4 andares para convencer o dono da empresa de que vale a pena falar com você”.
O rapaz seguiu o conselho e conseguiu a atenção do empresário. O dono da empresa ficou encantado com a possibilidade de ter um aprendiz tão interessado. Por isso, disse ao rapaz: “Encontre-me no aeroporto pela manhã, vamos pegar meu jato particular, você vai comigo para a Flórida. Eu vou lhe mostrar como investi em hotéis por lá”. Daí, o amigo do Tai Lopez não apenas passeou de jatinho, ele foi contratado, aprendeu com aquele empresário por anos, e se tornou o um dos investidores imobiliários mais ricos do mundo.
Mas a razão para contar essa história foi investigar que virtude esse rapaz manifestou. Ele foi perseverante ou persistente? Digo que ele foi persistente, não, perseverante. Pois, na situação, ele encontrava uma força agindo contra o seu plano (a secretária), que cortava seu acesso ao investidor, e ele insistiu até surgir a oportunidade.
Perseverar é outra coisa. Quem termina um curso de faculdade perseverou, quem treina para se tornar um corredor de maratonas precisa treinar todos os dias por muito tempo, precisa ter perseverança. Nesses casos, é preciso muito preparo, tempo e esforço para conseguir, mas não há oponentes ou forças agindo contra.
O que pode dar errado é a pessoa vacilar, mudar de ideia no meio do caminho e decidir fazer outra coisa. Mas quem persevera coloca o tempo a seu favor, porque vai pondo um tijolo sobre o outro até construir o edifício inteiro, não está sempre mudando de ideia, abandonando ou destruindo o que já fez e começando do zero.
Além disso, o rapaz não precisou de muito tempo, nem de muito trabalho (ir 17 vezes a um lugar não é tão trabalhoso assim), ele precisou não se dar por vencido depois de cada revés. Por isso, digo que a palavra para descrever o que ele fez é persistência, não perseverança.
Teste o seu vocabulário, clicando aqui.
CONTRIBUA: Adquira o e-book

Comentários