Aprenda a ler 20
- Luís Alberto C. Caldas

- 15 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set.
[F-011] Aprenda a ler a frase: “Candidato ao governo de São Paulo comemora morte da rainha Elizabeth II”.
Este é o título da notícia de Gustavo Zucchi, publicada na coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles, em 8 de setembro de 2022: “Candidato ao governo de São Paulo comemora morte da rainha Elizabeth II”. De acordo com a notícia, o candidato disse que iria “abrir uma cerveja” por ter ficado alegre com a morte da rainha da Inglaterra.
Mas abrir "uma cerveja" por se alegrar é comemorar? Parece-me que título está errado, não só pela baixeza do candidato ao governo de São Paulo, mas porque comemorar é lembrar (memorar) de algo que aconteceu, bom ou mau, em grupo, em conjunto (daí a partícula “co-”).
Pode-se comemorar inclusive com tristeza. Por isso, não está errado quando o site Enciclopédia do Holocausto publica que vários países comemoram o holocausto (nome dado ao genocídio de judeus ocorrido na Alemanha Nazista), porque comemorar não é festejar, é lembrar em grupo, inclusive para lamentar o fato.
Então o candidato não comemorou, porque manifestou alegria imediatamente após a morte da monarca (comemorar é lembrar de algo, precisa de certa distância no passado) e, aparentemente, fez isso sozinho (para comemorar é preciso lembrar em grupo). Portanto, o candidato festejou, não comemorou.
Festejar é propriamente manifestar alegria, festa é o evento no qual nos alegramos por algo, sozinhos ou em grupo, que acabou de acontecer ou que ocorreu há muito tempo. Por isso, está correto quando dizemos que nosso cachorro está fazendo festa ao chegarmos em casa ou, o que é semelhante, candidatos do PCB festejam a morte de velhinhas.
E mesmo que o candidato tivesse se reunido com outras pessoas, tempos depois da morte da rainha, a palavra festejar seria mais apropriada, porque dizer que "comemoraram" passa menos informação, uma vez que se pode comemorar com alegria, com tristeza ou de outra forma.
Adquira o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais.
Assim você aprenderá mais rápido e apoiará nosso movimento educacional.

Comentários