Aprenda a ler 2
- Luís Alberto C. Caldas
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
[F-001] Leia com compreensão a frase "... a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro."
Esta frase está na Bíblia, na Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.
Muita gente leria essa frase da seguinte forma: “Paulo disse que gostar de dinheiro é coisa ruim, que é melhor ficar longe de dinheiro”.
Lendo desse jeito, muita gente vai ainda além e considera que, para ser boa pessoa, devem ser pobres. Talvez por isso também, muita gente tem o hábito de tentar explicar tudo o que acontece no mundo por causas econômicas. Se alguém conta sobre o trabalho de caridade de Madre Teresa de Calcutá, sempre alguém diz: "Ah, mas no fundo ela fazia isso só para ganhar dinheiro...", ou ainda, "... para ganhar dinheiro para a Igreja".
Mas para compreender de verdade uma frase, é preciso preenchê-la de realidade, buscar descobrir que experiências concretas de vida ela expressa. Isso é feito fazendo perguntas.
A frase de Paulo é: “... a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro.” Então, pergunto a mim mesmo: Todos os males que eu vejo acontecendo à minha volta surgem realmente do amor ao dinheiro?
Por exemplo, toda vez que acontece um estupro é por falta de dinheiro ou por vontade de ganhar dinheiro? Não, há criminosos desse tipo que até teriam dinheiro para pagar muitas prostitutas, por exemplo.
E quanto aos assassinatos, todo assassinato acontece por dinheiro? Claro que não, pessoas matam em brigas de trânsito, em brigas por ciúmes, em brigas entre torcidas de futebol e por muitos outros motivos.
Se pensarem a respeito, encontrarão diversos outros exemplos. Ora, nem todo mal surge do amor ao dinheiro. Ou ninguém comete erros por orgulho? Por vaidade? Por gula? Por medo?
Então, o apóstolo Paulo estava errado? Não, ele pode ter usado uma figura de linguagem chamada hipérbole. Hipérbole é um exagero proposital para dar ênfase ao que se diz.
Por exemplo, sempre que alguém diz “eu estou morrendo de fome”, isso é uma hipérbole. A pessoa não está morrendo de fato; é como se dissesse “Estou com muita fome; então, comer é a primeira coisa que devo fazer”.
São Paulo também usa uma hipérbole nessa frase. Ele sabia que há outros motivos para se praticar o mal, é fácil perceber isso pela leitura de suas outras cartas. Mas ele quis destacar que o amor ao dinheiro é uma das causas principais e, provavelmente, na comunidade onde Timóteo vivia, era a maior causa. Lembrem que o texto que está na Bíblia era originalmente uma carta, dirigida a uma comunidade, para orientá-la.
Então o que Paulo estava dizendo, de modo compactado e poético, era algo como: “o desejo exagerado de ganhar e manter o dinheiro é a causa de muitos males; e na sua comunidade, Timóteo, é a principal; então corrijam esse problema com urgência, antes de todos os outros”.
Se lhe ocorrer outra forma de ler essa frase, escreva-a nos comentários, para compartilhar com todos.
Adquira o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais.
Assim você aprenderá mais rápido e apoiará nosso movimento educacional.
Comentários