A História da Civilização - Will Durant
- Luís Alberto C. Caldas

- 13 de set.
- 1 min de leitura
[L-032] Um bom livro de "História Universal"
Sobre o livro História Universal de Cesare Cantú, o professor Olavo faz o seguinte comentário, na aula 2 do Curso Online de Filosofia:
"Essa é uma obra de gênio. Gênio, porque o sujeito escreveu isto quando estava na cadeia, sem nenhum documento para consultar. A memória do cara é um absurdo, mas justamente por isso eu não acho que a obra seja recomendável como fonte historiográfica. Há erros ali, às vezes a memória dele falha.
Além disso, “História Universal” é um gênero que na verdade não existe; não há história universal. Há civilizações que não tiveram contato nenhum entre si, de modo que não houve uma continuidade da história universal. A história universal é na verdade uma doutrina, uma ideia que os caras tiveram: 'Suponhamos que a história do gênero humano pudesse ser contada como se fosse uma história, e não várias histórias inconexas.' E aí tentaram montar isso aí, uns com mais sucesso, outros com menos.
Nesse sentido, nenhuma história universal é digna de confiança enquanto história unitária, enquanto interpretação de conjunto da existência humana sobre a terra. Mas tomada como simples justaposição de histórias que não têm uma a ver com a outra, e que só se juntam na cabeça do historiador e do leitor, eu recomendaria muito mais a história do Will Durant, que tem uma tradução brasileira muitíssimo boa. A História da Civilização do Will Durant é muito boa".
Contribua, adquirindo o e-book Entender Mais, Pensar Melhor, Dizer Mais (clique aqui).

Comentários