Sua linguagem muda o valor dos momentos
- Luís Alberto C. Caldas

- 19 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de out.
[N-011] Extraia as riquezas de sua vida.
Pessoas com capacidade de expressão tornam tudo mais interessante à sua volta. Isso interfere nas possibilidades de saborear a vida. Vou contar uma história que ilustra isso muito bem.
Certa vez, o poeta Olavo Bilac encontrou com uma amigo que queria vender seu sítio. O escritor já tinha visitado o sítio muitas vezes. Então, sabendo da habilidade de Bilac com as palavras, pediu-lhe que escrevesse um anúncio. O poeta apanhou um lápis, um pedaço de papel e escreveu o seguinte:
"Vende-se encantadora propriedade, em cujo extenso arvoredo, cantam os pássaros ao amanhecer. É cortada pelas marejantes e cristalinas águas de um belo ribeirão. A casa nela existente é banhada pelo sol nascente e oferece as sombras tranquilas das tardes nas varandas".
Tempos depois, os dois novamente se encontraram. Curioso, Olavo Bilac perguntou ao amigo:
_ E aí? Vendeu o sítio?
Ao que o amigo respondeu:
_ Nem pensei mais nisso! Depois que você escreveu o anúncio foi que eu vi a maravilha que tinha...
As palavras de Bilac, como magia, fizeram o homem novamente apreciar aquilo que sempre esteve debaixo de seu nariz. Acontece que ver algo repetidamente pode fazer até as melhores coisas parecerem mesquinhas.
O que aconteceu ao amigo de Bilac em relação ao sítio, provavelmente está acontecendo a você em relação a uma série de coisas boas que há na sua vida: seu casamento, seus filhos, seu emprego, sua casa, suas viagens etc.
Imagine, por exemplo, um passeio à beira-mar, num primeiro encontro. Tudo em volta pode ser belo e, ainda assim, não brilhar na imaginação. Agora, digamos que você finja ser um guia turístico, em tom de brincadeira, dizendo:
_ À sua direita vemos o píer, elegante como sempre, alguns diriam até poético, avançando por sobre águas lindas e imaculadas ...
E continue um pouco mais nessa brincadeira, descrevendo o que veem pelo caminho. O momento ganha um brilho. A linguagem é mágica.
Mas você pode dizer que não faz coisas assim tão interessantes... Ao que eu responderia com a frase do poeta Rainer Rilke, no livro Cartas a um Jovem Poeta (tradução de Paulo Rónai):
“Se a própria existência cotidiana lhe parecer pobre, não a acuse. Acuse a si mesmo, diga consigo que não é bastante poeta para extrair as suas riquezas”.
Para enriquecer sua vida, aprimore sua capacidade de expressão.
CONTRIBUA: Adquira o e-book

Comentários