Aprenda a se expressar 15
- Luís Alberto C. Caldas

- 19 de set.
- 2 min de leitura
[C-015] No que você trabalha?
Conversas nas quais a sua fala nunca surpreende o interlocutor tornam-se monótonas. Para surpreender com certa frequência, você precisa ter repertório. Isto é, precisa ter na memória várias possibilidades de resposta para cada situação, de modo que possa escolher aquela que melhor cabe no momento. Por isso, decore essa resposta e, eventualmente, aplique-a a algum diálogo real de sua vida.
Quando um rapaz e uma moça se conhecem, geralmente, os assuntos iniciais são muito padronizados: Qual é o seu nome? Onde você mora? Com o que você trabalha? Quantos anos você tem? Então, um e outro falam como se estivessem preenchendo uma ficha de uma repartição pública, o que torna esse momento um tanto monótono.
Nessas horas, respostas falsas muito fora do padrão, até mesmo absurdas, que serão corrigidas em seguida, podem tornar tudo mais interessante e movimentado. Essa é uma figura de linguagem chamada epanortose (algo é dito já com a intenção de corrigir logo depois).
Exemplo 1:
A moça pergunta: Qual é a sua idade?
O rapaz diz uma idade 20 anos maior. E explica dizendo fazer desde muito cedo um tratamento geriátrico revolucionário... (Depois, diz que é mentira e conta a idade certa).
Obs.: A geriatria é a especialidade médica focada no cuidado de pessoas idosas, visando a promover um envelhecimento saudável, prevenir e tratar doenças da idade etc.
Exemplo 2:
Moça: _ Com o que você trabalha?
Rapaz: _ Eu sou stripper... Faço shows em bailes de debutantes, despedidas de solteira, asilos de idosas e em outros eventos. Se você souber de alguém que precisa de meu serviço, posso te passar meu contato. (Depois, diz que é mentira e revela sua profissão verdadeira).
Obs.: Stripper é o dançarino que faz shows tirando a roupa.
Para as outras perguntas, você mesmo pode imaginar respostas inusitadas. Mas o segredo é não fazer sempre as mesmas surpresas, porque tornam-se previsíveis.
Entenda como usar os posts desta categoria para falar melhor (Saiba mais...)

Comentários