Leia, comente, compartilhe.

66% dos universitários não têm proficiência em leitura

E o pior é que não percebem que têm esse problema.




Estudo de 2018 do Instituto Paulo Montenegro, o qual aplicou testes de leitura a uma amostra significativa, aponta que 66 em cada 100 estudantes e diplomados recentes em universidades brasileiras não têm proficiência em leitura. Isto é, não compreendem perfeitamente o leem. No ensino médio, a estatística é ainda pior: 88 em cada 100 estudantes encontram-se no grupo dos que não têm proficiência em leitura (para ver o estudo, clique aqui).


Nesse estudo foram testadas habilidades elementares de leitura, as quais deveriam ser adquiridas no ensino fundamental, até o sétimo ano. Isso não significa que os estudantes sejam analfabetos, que não consigam ver palavras escritas no papel e transformá-las nos sons correspondentes. De fato, eles conseguem fazer isso. O problema é que ler realmente é muito mais que isso. (para compreender como algumas dificuldades de leitura surgem, clique aqui).


Mas, mesmo que a proficiência no nível elementar fosse a regra e não a exceção entre os estudantes brasileiros, isso não resolveria o problema, porque dos primeiros anos da escola em diante nada mais lhes é ensinado sobre a arte de ler, nem no ensino médio nem no superior, de modo que para todos os efeitos o estudante continuaria a ser um aluno de sétimo ano, mesmo quando já está na universidade.


A maneira de começar a resolver esse problema é ler do clássico de Mortimer Adler, intitulado Como Ler Livros. Nele, você descobrirá quatro níveis de leitura, denominados (1) elementar, (2) inspecional, (3) analítico e (4) sintópico. Adler não apenas classifica os níveis de leitura, mas também ensina detalhadamente as técnicas correspondentes a cada nível.


Mas, infelizmente, o pior problema de lacunas como essa na educação é que a pessoa que as tem, justamente porque as tem, não consegue percebê-las. Para chegar a perceber as próprias deficiências de leitura, a pessoa precisa já estar lendo bastante bem. E aqueles que já leem muito bem, ainda assim, terão muito a ganhar na leitura de Como Ler Livros. Por isso, não deixem de ler esse livro de Adler.


Se você gostou, inscreva-se gratuitamente no site, para receber mais. Para isso, clique aqui.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo