top of page

Por que ler este livro?

"Como Ler Livros" - Mortimer J. Adler e Charles Van Doren

Atualizado: 14 de dez. de 2022


Estudo de 2018 do Instituto Paulo Montenegro, que aplicou testes de leitura a uma amostra significativa, aponta que 66 em cada 100 estudantes e diplomados recentes em universidades brasileiras não têm proficiência em leitura. Isto é, não compreendem perfeitamente o leem. No ensino médio, a estatística é ainda pior: 88 em cada 100 estudantes encontram-se no grupo dos que não têm proficiência em leitura (para ver o estudo, clique aqui).


Isso não significa que os estudantes sejam analfabetos, que não consigam ver palavras escritas no papel e transformá-las nos sons correspondentes. De fato, eles conseguem fazer isso. O problema é que ler realmente é muito mais que isso. É o que mostra o livro Como Ler Livros, de Adler e Van Doren.


Nele, você descobrirá quatro níveis de leitura, denominados (1) elementar, (2) inspecional, (3) analítico e (4) sintópico. Em geral, o leitor brasileiro, graças ao péssimo sistema de ensino, já tropeça e cai no primeiro nível.


Mas Adler não apenas classifica os níveis de leitura, ele também ensina detalhadamente as técnicas correspondentes a cada nível. O primeiro passo é identificar as palavras importantes do livro e compreender o significado que o autor dá a elas. Depois, identificar as frases importantes, para que se possa perceber como essas frases formam um raciocínio, até as conclusões apresentadas pelo autor.


Além disso, o autor discute os problemas das técnicas pedagógicas modernas, apresenta as características da Educação Liberal (Educação Clássica) e discute a importância da competência em leitura para a manutenção de regimes democráticos.


É um livro fundamental para aprender a ler com compreensão plena obras de literatura expositiva, como livros de ciência e de filosofia. Embora apresente também dicas sobre como ler literatura imaginativa, como contos e romances, esse constitui o ponto fraco do livro, não sendo suficiente para o aprender como ler obras de literatura.



Mas para compreender qualquer livro, você vai precisar de mais uma coisa. Clique aqui e descubra gratuitamente.
55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page