Índice de posts
Eis a ordem mais recomendável para a leitura dos textos em cada categoria
Personalidade
1. Narre sua vida para ter estabilidade emocional
Na minha experiência pessoal e na de muitas pessoas pelo mundo, o exercício de reexaminar os próprios atos e contar para si mesmo a própria vida tem efeitos psicológicos de imenso impacto positivo.
2. A desonestidade intelectual
A desonestidade intelectual é um vício cultivado, em nossa sociedade, por quem deveria combatê-lo: o próprio sistema de ensino. Além de várias outras implicações negativas mais gerais, ele conduz à incapacidade de produzir algo útil e valioso na esfera intelectual.
3.Preconceitos regionais desonram a pátria
Tratar mal alguém porque não nasceu em nossa região não desonra apenas uma pessoa, desonra nossos antepassados e nossa terra. Entenda o porquê.
4. Minha hipocrisia materialista
Podemos dizer que somos materialistas, mas se tentássemos viver como se de fato acreditássemos nisso, não sobreviveríamos. A vida seria insuportável, não poderíamos amar ninguém, não poderíamos sequer nos comunicar. A vida humana seria inviável.
Um modo de ver as relações familiares que se tornou endêmico no Brasil impede que este preceito básico seja cumprido pelos jovens. [ família, cobranças exageradas, expectativas exageradas, quarto mandamento ]
Como embarquei na calúnia de que a Igreja Católica teria tornado a Idade Média uma Idade de Trevas. Infelizmente, não estudei antes de dar crédito a isso e repetir a mensagem falsa.
[ Igreja Católica, Idade Média, Idade das Trevas, História, desenvolvimento pessoal ]
Escrita
1. Antes, a capacidade de expressão
Muitos estudantes não percebem que os estudos, para que rendam bem, precisam seguir uma ordem natural. Antes de construir a casa, lançam-se os fundamentos. A capacidade de expressão é um desses fundamentos indispensáveis ao aprendizado, este post explica o porquê..
2. Criando tensão no parágrafo narrativo
Uma das maneiras de capturar o leitor é dar ao texto uma boa dose de tensão. Vamos analisar um parágrafo narrativo no qual isso foi realizado com êxito e procurar atinar com os meios empregados pelo autor para obter este efeito.
3. A forma do seu texto narrativo (aprendendo com De Amicis)
Analisando o texto de De Amicis tomaremos conhecimento de uma "forma" ou "molde" para organizar nossas próprias narrativas. A escolha do "molde" é uma orientação necessária para o trabalho de escrever e, portanto, deve precedê-lo.
4. Como dar movimento às descrições (aprendendo com Graciliano Ramos)
Como tornar uma descrição mais agradável e dinâmica, escolhendo palavras e figuras de linguagem certas.
[ redação, escrita, storytelling, narrativa, descrição, figura de linguagem ]
5. O recurso do contraste na escrita e na vida
Dominar o uso da figura de linguagem chamada “contraste” é de fundamental importância tanto para escrever com mais beleza, quanto para negociar melhor, vender melhor, apresentar-se melhor em público ou compreender melhor um assunto qualquer.
[ redação, escrita, storytelling, narrativa, descrição, figuras de linguagem ]
Vocabulário
1. Disciplina
O que é disciplina e como ela se liga à liberdade. Algumas disciplinas são opcionais, outras são obrigatórias para a plena realização do potencial humano.
2. Sistema
Muita gente, hoje em dia, usa indiscriminadamente a palavra sistema (ex.: são contra “o sistema”, reprovam o sistema capitalista etc.), mas muito raramente você vai encontrar uma pessoa que de fato saiba o que é um sistema e seria capaz de dizer por que são sistemas as coisas das quais está falando. Por isso, este é um termo que convém aprender desde logo.
3. Cultura
Pré-requisito para compreender coisas como cultura organizacional e multiculturalismo ou mesmo o porquê de Aristóteles, no seu livro “Política”, afirmar que somente numa cidade-estado (polis) seria possível uma vida plenamente humana.
4. Abstração
Este conceito é pré-requisito para falar sobre coisas tão diferentes quanto substantivos abstratos, na gramática, ou igualdade e desigualdade social, na sociologia, ou ainda, simplesmente para entender afirmações como “a matemática exige do estudante capacidade de abstração”, feitas tantas vezes e raramente explicadas.
5. Cético
Conhecer o significado desta palavra é fundamental para que você possa se desviar de uma das armadilhas mais letais no caminho das pessoas que se dedicam ao estudo. Apanhado nela, o horizonte intelectual do estudante estará estreitamente limitado.
Decisões
1. Como planejar a sua própria vida
Uma das razões mais importantes para ler é a possibilidade de usar a literatura como meio de antever seu caminho, preparar escolhas certas e criar um plano de vida.
Livros
1. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai
[ Guerra do Paraguai, identidade nacional, império brasileiro ]
2. A enxada e a lança: a África antes dos Portugueses
[ escravidão, África, Antiguidade, Idade Média ]
3. A Mulher no Tempo das Catedrais
[ feminismo, Idade Média ]
4. The Myth of Hitler’s Pope (O Mito do Papa de Hitler)
[ Igreja Católica, Nazismo, Segunda Guerra Mundial, Holocausto, judeus ]
5. O Apoio de Cuba à Luta Armada no Brasil
[ História do Brasil, Golpe de 1964, Cuba, Regime Militar, Guerrilha]