top of page

Índice de posts

Eis a ordem mais recomendável para a leitura dos textos em cada categoria

Personalidade

1. Narre sua vida para ter estabilidade emocional

Na minha experiência pessoal e na de muitas pessoas pelo mundo, o exercício de reexaminar os próprios atos e contar para si mesmo a própria vida tem efeitos psicológicos de imenso impacto positivo.

2. A desonestidade intelectual

A desonestidade intelectual é um vício cultivado, em nossa sociedade, por quem deveria combatê-lo: o próprio sistema de ensino. Além de várias outras implicações negativas mais gerais, ele conduz à incapacidade de produzir algo útil e valioso na esfera intelectual.

3.Preconceitos regionais desonram a pátria

Tratar mal alguém porque não nasceu em nossa região não desonra apenas uma pessoa, desonra nossos antepassados e nossa terra. Entenda o porquê.

4. Minha hipocrisia materialista

Podemos dizer que somos materialistas, mas se tentássemos viver como se de fato acreditássemos nisso, não sobreviveríamos. A vida seria insuportável, não poderíamos amar ninguém, não poderíamos sequer nos comunicar. A vida humana seria inviável.

5. Será que honrei meus pais?

Um modo de ver as relações familiares que se tornou endêmico no Brasil impede que este preceito básico seja cumprido pelos jovens. [ família, cobranças exageradas, expectativas exageradas, quarto mandamento ]

6. Uma luz nas trevas

Como embarquei na calúnia de que a Igreja Católica teria tornado a Idade Média uma Idade de Trevas. Infelizmente, não estudei antes de dar crédito a isso e repetir a mensagem falsa.

[ Igreja Católica, Idade Média, Idade das Trevas, História, desenvolvimento pessoal ]

Escrita

1. Antes, a capacidade de expressão

Muitos estudantes não percebem que os estudos, para que rendam bem, precisam seguir uma ordem natural. Antes de construir a casa, lançam-se os fundamentos. A capacidade de expressão é um desses fundamentos indispensáveis ao aprendizado, este post explica o porquê..

2. Criando tensão no parágrafo narrativo

Uma das maneiras de capturar o leitor é dar ao texto uma boa dose de tensão. Vamos analisar um parágrafo narrativo no qual isso foi realizado com êxito e procurar atinar com os meios empregados pelo autor para obter este efeito.

3. A forma do seu texto narrativo (aprendendo com De Amicis)

Analisando o texto de De Amicis tomaremos conhecimento de uma "forma" ou "molde" para organizar nossas próprias narrativas. A escolha do "molde" é uma orientação necessária para o trabalho de escrever e, portanto, deve precedê-lo.

4. Como dar movimento às descrições (aprendendo com Graciliano Ramos)

Como tornar uma descrição mais agradável e dinâmica, escolhendo palavras e figuras de linguagem certas.

[ redação, escrita, storytelling, narrativa, descrição, figura de linguagem ]

5. O recurso do contraste na escrita e na vida

Dominar o uso da figura de linguagem chamada “contraste” é de fundamental importância tanto para escrever com mais beleza, quanto para negociar melhor, vender melhor, apresentar-se melhor em público ou compreender melhor um assunto qualquer.

[ redação, escrita, storytelling, narrativa, descrição, figuras de linguagem ]

Vocabulário

1. Disciplina

O que é disciplina e como ela se liga à liberdade. Algumas disciplinas são opcionais, outras são obrigatórias para a plena realização do potencial humano.

2. Sistema

Muita gente, hoje em dia, usa indiscriminadamente a palavra sistema (ex.: são contra “o sistema”, reprovam o sistema capitalista etc.), mas muito raramente você vai encontrar uma pessoa que de fato saiba o que é um sistema e seria capaz de dizer por que são sistemas as coisas das quais está falando. Por isso, este é um termo que convém aprender desde logo.

3. Cultura

Pré-requisito para compreender coisas como cultura organizacional e multiculturalismo ou mesmo o porquê de Aristóteles, no seu livro “Política”, afirmar que somente numa cidade-estado (polis) seria possível uma vida plenamente humana.

4. Abstração

Este conceito é pré-requisito para falar sobre coisas tão diferentes quanto substantivos abstratos, na gramática, ou igualdade e desigualdade social, na sociologia, ou ainda, simplesmente para entender afirmações como “a matemática exige do estudante capacidade de abstração”, feitas tantas vezes e raramente explicadas.

5. Cético

Conhecer o significado desta palavra é fundamental para que você possa se desviar de uma das armadilhas mais letais no caminho das pessoas que se dedicam ao estudo. Apanhado nela, o horizonte intelectual do estudante estará estreitamente limitado.

Decisões

1. Como planejar a sua própria vida

Uma das razões mais importantes para ler é a possibilidade de usar a literatura como meio de antever seu caminho, preparar escolhas certas e criar um plano de vida.

Livros

1. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai

[ Guerra do Paraguai, identidade nacional, império brasileiro ]

2. A enxada e a lança: a África antes dos Portugueses

[ escravidão, África, Antiguidade, Idade Média ] 

3. A Mulher no Tempo das Catedrais

[ feminismo, Idade Média ] 

4. The Myth of Hitler’s Pope (O Mito do Papa de Hitler)

[ Igreja Católica, Nazismo, Segunda Guerra Mundial, Holocausto, judeus ]

5. O Apoio de Cuba à Luta Armada no Brasil

[ História do Brasil, Golpe de 1964, Cuba, Regime Militar, Guerrilha]

bottom of page