Três fundamentos de uma educação de alto nível.

Aqui você vai...

árvore.jpg

Desenvolver sua personalidade

Uma mente tumultuosa não apreende a realidade de forma adequada e não sustenta por muito tempo o esforço necessário para dominar os assuntos que deseja conhecer. Assim, o primeiro passo é a obtenção de certo contentamento de alma.

O método empregado consiste na leitura diária de textos (posts) curtos que servirão de auxílio para que você narre a sua própria vida.

Por que razão narrar sua própria história é um meio de alcançar mais estabilidade emocional? Esta resposta vai ser encontrada no primeiro post da categoria Personalidade. Lá, está explicado o que fazer.

Pesquisar e escrever

Aprimorar a sua capacidade de expressão

Numa educação de alto nível, o treino para descrever a realidade precede necessariamente a capacidade de pensar sobre ela.

 

Isto é, antes de ser treinado para o debate e para a busca da verdade no pensamento, o estudante deve ter alcançado uma capacidade de expressão escrita não muito distante da dos escritores profissionais.

 

Nos posts da categoria Escrita compartilho alguns estudos meus sobre a arte da escrever. Nos posts da categoria Vocabulário, procuro dar aos alunos uma ideia mais nítida do significado de algumas palavras importantes, para que ele possa falar com propriedade ao usá-las.

coruja-ataca-neve.jpg

Aguçar seu discernimento

Nas escolas, muito raramente os alunos são apresentados a estudos de caso, em que sejam tomadas decisões. 

Tudo se passa como se fossem levar a vida inteira apenas fazendo provas e nunca se confrontar com decisões, às vezes dramáticas, com consequências sobre a vida, não sobre o boletim escolar.

Os posts da categoria Decisões, tratando de assuntos como gestão, estratégia e política,  visam a ajudar o aluno a desenvolver a virtude da prudência, a tomada de decisões mais sábias. Na categoria Livros, ele vai descobrir onde obter informações necessárias sobre fatos.

De acordo com as suas prioridades, na barra horizontal sobre a lista de posts exibida na página principal, selecione uma das categorias (Personalidade, Escrita, Vocabulário, Decisões, Livros) para que lhe sejam apresentados apenas os textos relativos ao assunto escolhido.