Leia, comente, compartilhe.

Como alguém fica rico?

[+ capaz]

Para ficar rico, é preciso ter o controle de um ativo. Este post explica o que é isso.

Vou contar uma estória rápida, para explicar como as pessoas ficam ricas. Imagine uma cidade de interior onde não há água encanada. Um homem pode ganhar a vida transportando água em galões, desde uma nascente até a casa das pessoas, por um certo preço. Se ele trabalhar mais, pode ganhar mais dinheiro. Mas, como o tempo que ele pode trabalhar é limitado a algumas horas por dia, há um limite no quanto pode receber assim. Ele pode até chegar a ter abundância, mas não ficará rico.


Agora, imagine que esse homem tenha uma ideia: em vez de transportar a água em galões, ele resolve utilizar suas economias, pegar dinheiro com os parentes, e construir um aqueduto. Um aqueduto é uma tubulação que vai desde a fonte de água até a cidade. O aqueduto traz muito mais água do que ele poderia carregar, ainda que trabalhasse o dia inteiro sem parar. Assim, ele pode vender água para muito mais gente. Então, ele pode ganhar muito mais dinheiro, sem ter que carregar ele mesmo mais água, porque agora o aqueduto faz o trabalho por ele.


Quando ele construiu o aqueduto, ele passou a ter um ativo. Ativo é um recurso capaz de gerar riqueza para aquele que o controla. Só a partir desse momento ele pode ficar rico, porque o quanto ele recebe não depende mais do quanto ele trabalha.


Só a partir desse momento ele pode ficar rico, porque o quanto ele recebe não depende mais do quanto ele trabalha.

E, como ele não precisa mais trabalhar carregando água, agora ele pode trabalhar para construir outros ativos que vão ganhar ainda mais dinheiro para ele. Ele pode, por exemplo, construir outro aqueduto na cidade vizinha, que também não tem água encanada. Se fizer isso, ele pode dobrar a sua renda, sem ter que trabalhar mais.


Entenderam o que é um ativo? Uma pintura de alto valor pendurada na parede somente para embelezar o ambiente não é um ativo; uma pintura adquirida no intuito de obter lucros com a sua valorização passa a ser um ativo. Uma loja comercial, um imóvel alugado, uma fábrica, um hotel, uma ferrovia, uma usina hidrelétrica, um nome famoso são também exemplos de ativos.


Trabalhando muito, pode-se ter abundância, mas apenas controlando ativos é possível ficar rico. Abundância é ter algo em quantidade suficiente para satisfazer plenamente ao que se deseja, como ensina o dicionário Rocha Pombo da Academia Brasileira de Letras. Já fartura é mais do que abundância, é ter algo em quantidade tal que já excede ao que é suficiente. Riqueza, por sua vez, é ter fartura de bens preciosos.


Encontrar oportunidades


Mas, para que possa criar um ativo, é preciso antes descobrir o que as pessoas vão querer comprar. Isto é, onde estão as oportunidades de mercado. Essa, geralmente, é a parte mais difícil. Na estória, isso é simplificado, porque o homem sabe o que as pessoas desejam e sabe quanto estão dispostas a pagar por isso.


Encontrar as oportunidades de mercado é o trabalho próprio do empresário. Quem pensa que o empresário não faz nada, que apenas os operários trabalham, não tem noção do quão trabalhoso é encontrar oportunidades. Se fosse fácil, ninguém trabalharia para outro, todos seriam empresários.


Quem consegue descobrir, de fato, oportunidades de mercado, não precisa nem mesmo de capital para investir, porque não faltarão investidores procurando bons negócios para colocar seu dinheiro. Quando alguém que tem uma boa ideia não consegue investidores, é porque a ideia é apenas uma esperança, sem provas de que a oportunidade existe.


Em posts futuros, apresentarei casos e métodos que mostram como identificar oportunidades. Acompanhem as publicações do site.


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo