As competências necessárias para a liderança podem ser mais facilmente desenvolvidas através da participação em grupos de pessoas dedicadas a esse objetivo. Por isso, incentivamos os leitores do Cultura e Bom Senso a criarem núcleos locais de estudo e análise, denominados aqui Confrarias.

Essas confrarias devem visar, ao mesmo tempo, à realização de dois tipos de atividades. Primeiro, devem facilitar o apoio mútuo entre seus membros para o desenvolvimento de competências de lideranças. O blog Cultura e Bom Senso oferecerá uma variedade de estudos e exercícios práticos que deverão ser realizados em grupo. Em segundo lugar, os membros das confrarias deverão pôr em prática os métodos e conceitos aprendidos, procurando resolver problemas específicos de uma pequena cidade, de um bairro, de uma universidade, de uma empresa etc.

Inicialmente, os grupos não precisam ser grandes. Cerca de cinco membros apenas bastam para iniciar. Sugerimos que batizem a confraria com o nome um personagem histórico, herói, santo ou instituição diretamente ligado ao local e que sirva de inspiração aos membros do grupo.

Esperamos que esses grupos cooperem entre si, formando uma tipo de rede. Por isso, solicitamos aos leitores que pretenderem criar núcleos que nos comuniquem, para que possamos auxiliá-los nessa tarefa e, posteriormente, possamos colocá-los em contato com outros grupos existentes.

Confrarias locais